segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESCREVA MELHOR

Fora os erros de desatenção da imprensa, muitos deles catalogados na série “pérolas da imprensa”, preocupam muito, também, os erros ortográficos. Após a validação no Brasil do acordo ortográfico, ocorreu uma queda vertiginosa da qualidade literária das matérias publicadas. Tal ocorrência se deve ao fato de os redatores, por não se sentirem seguros quanto à forma correta de escrever determinadas palavras, preferirem o emprego de construções alternativas, que não mudam o sentido da mensagem, mas acabam prejudicando a estética do texto. Isto, aliado à falta de preparo e formação que comumente vemos em redatores autônomos da pequena imprensa, tem deixado nossos jornais e revistas com um aspecto amadorístico terrível, desestimulando a leitura e comprometendo a categoria. Isso sem falar no hábito desagradável de transpor para o texto jornalístico a linguagem desenvolvida nas redes sociais que se restringe àquele ambiente, não encontrando espaço algum no jornalismo impresso.
Acompanhe neste blog dicas importantes para escrever melhor.

Abaixo algumas delas:

DICAS PARA ESCREVER MELHOR TEXTOS JORNALÍSTICOS


1.     Jamais use abreviaturas de palavras correntes nos moldes que são empregadas nos sites de relacionamentos: vc, kkkkk, kreca; blz etc.
2.     Expressões popularescas, jargões e gírias, sobretudo as de baixo nível (calão) devem ser evitados ao máximo, sendo permitidos apenas em citações indispensáveis.
Ex: “O cara deu no pé, fugiu como o diabo foge da cruz”.
3.     Evite o uso de parênteses (ainda que sejam necessários).
4.     Muita atenção para não confundir termos de alguma forma semelhantes, mas com significados distintos; procure sempre ajuda do dicionário para ter certeza do que está querendo dizer.
Ex. pródigo e próspero, em que pródigo significa “Que despende com excesso; dissipador, esbanjador” e próspero, ao contrário, significa: “Bem sucedido; afortunado”.
5.     Fique atento à ortografia. Palavras erradas denigrem a imagem do jornalismo, além de poderem suscitar confusões que deturpam o significado da mensagem. Mantenha sempre uma tabela das principais mudanças do último acordo ortográfico e cuidado com o coloquialismo, pois muitos erros de escrita ocorrem a partir do próprio vício da fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário